19 de fev. de 2014

Juiz nega nulidade do processo em que Riva é acusado de falsificação

O juiz do TRE-MT, Pedro Francisco da Silva, refutou a alegação da defesa de Riva, de que a denúncia ofertada é genérica e que o recebimento desta é nulo

Juiz nega nulidade do processo em que Riva é acusado de falsificaçãoO deputado estadual José Riva (PSD) teve o seu pedido de nulidade do processo em que é acusado de falsificação de documentos durante a campanha eleitoral de 2006, negado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT). Na decisão, o juiz do TRE-MT, Pedro Francisco da Silva, refutou a alegação da defesa de Riva, de que a denúncia ofertada é genérica e que o recebimento desta é nulo, já que o desembargador que recebeu a denúncia, José Luiz Blaszak, declarou-se suspeito para julgar ação cível eleitoral.

A denúncia contra o socialdemocrata foi apresentada pelo Ministério Público Estadual que afirma que o deputado forneceu recibos falsos para o Hotel Tapajós. A intenção é provar a legalidade de recursos vindos de doação de campanha.

“A sua declaração de suspeição para a Representação Eleitoral ocorreu muito depois do julgamento colegiado que instaurou a presente ação penal. Portanto, na oportunidade do recebimento da denúncia, não havia nenhum óbice a que participasse como julgador, e nenhuma exceção foi oferecida nestes autos de ação penal eleitoral”, diz trecho da decisão de Silva.

A defesa do parlamentar, ainda defendeu que: “As condutas praticadas pelos réus são atípicas do ponto de vista penal, não se podendo imputar responsabilidade objetiva, pois não havia dolo específico para a prática do ilícito penal, tampouco consciência da falsidade averiguada”, diz trecho da defesa.

No entanto, o juiz entende que: “O Laudo Pericial do inquérito policial que instruiu a presente ação foi categórico em afirmar a presença de inserção falsa (assinatura de doador) em recibo da campanha eleitoral do réu JOSÉ GERALDO RIVA. Não se pode dizer que tal fato é... evidentemente não constitui crime...". E sobre a presença - ou não - do dolo específico dos réus para a prática do ilícito eleitoral, trata-se, a olhos vistos, de questão de mérito da ação penal, a ser decidida ao fim do "iter" procedimental, e não agora, quando a instrução probatória sequer iniciou", rebateu.

Ainda na decisão, Pedro Francisco da Silva determina à Secretaria Judiciária que notifique todas as testemunhas do caso para iniciar as oitivas.

Por PABLO RODRIGO - Hiper Notícias

Nenhum comentário:

Fantastico trae

Fantastico trae
Fantastico trae para ti grandiosas ideas de bricolaje! 😉 Como reutilizar viejos neumaticos..! Te Encantaram

COMUNICADO

COMUNICADO
O site Abadia de Goiás Noticias esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. Achamos importante informar que qualquer matéria, texto, artigos ou comentários com exagero político e infrações à legislação são de inteira responsabilidade de seus autores.

Beka Santos

Beka Santos
Vendo blusas,vestidos, shorts. ...Garanta ja o seu para arrasar neste fim de ano!!!Tudo a partir de R$ 29,90. Interessados chamar no whats 62 98173-4572. Faço entrega na sua cidade!

Seja Digital fará entrega demais de mais de 260 mil kits gratuitos para a TV digital

Seja Digital fará entrega demais de mais de 260 mil kits gratuitos para a TV digital
O sinal analógico será desligado em outros 28 municípios do estado: Abadia de Goiás, Abadiânia, Alexânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Campo Limpo de Goiás, Caturaí, Goianápolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Itauçu, Leopoldo de Bulhões, Nerópolis, Nova Veneza, Ouro Verde de Goiás, Pirenópolis, Santa Bárbara de Goiás, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Teresópolis de Goiás e Trindade.

Minha Casa Minha Vida

Anonimo-da-Internet

Calúnia, difamação e injúria: os crimes contra a honra.

O Ministro da Agricultura Blairo Maggi faz piada com operação da PF

O Ministro da Agricultura Blairo Maggi faz piada com operação da PF
Estão prendendo todos os maridos que reataram o casamento este ano!!!!

Fortalecimento da agricultura familiar

Fortalecimento da agricultura familiar
Fortalecimento da agricultura familiar é debatido em reuniões