10 de ago. de 2014

MDA vai expedir 400 títulos rurais em MT; municípios do Araguaia podem entrar na lista

Até o final deste ano, a meta do programa é expedir 400 títulos rurais no Estado

Cerca de 400 títulos de regularização serão dados a posseiros (Crédito: Reprodução)

Cerca de 400 títulos de regularização serão dados a posseiros

Mato Grosso possui 517 glebas públicas federais que estão sob análise e procedimentos de georreferenciamento e de titulação por meio do programa Terra Legal, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Até o final deste ano, a meta do programa é expedir 400 títulos rurais no Estado. Para 2015, o objetivo é dobrar este número, informou o coordenador do MDA em Mato Grosso, Dieter Metzner.
As informações sobre o andamento do Terra Legal no Estado foram apresentadas para os membros da Comissão de Assuntos Fundiários da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato). Na oportunidade, foi cogitada a possibilidade de uma parceria entre o MDA e a Famato para que a federação leve as informações do programa aos sindicatos e estes aos produtores rurais dos municípios onde o programa está sendo executado.
“Vamos fazer um levantamento dentro do programa Terra Legal para verificar quais são as áreas em Mato Grosso e os sindicatos que estão próximos a elas. Após esse levantamento, faremos uma reunião com os presidentes e gerentes desses sindicatos para facilitar o entendimento em relação a execução dos trabalhos do programa”, informou o presidente da comissão, Jeremias Pereira Leite.
O Terra Legal foi criado em 2009 com o objetivo de promover a regularização fundiária de ocupações em terras públicas federais situadas na Amazônia Legal, com base legal a Lei Federal nº 11.952, de 25 de junho de 2009. Os títulos são importantes, pois garantem a segurança jurídica e impedem contestações sobre a posse da propriedade. Além disso, permitem o
acesso a políticas públicas que impulsionam o desenvolvimento sustentável na Amazônia Legal.
“Juntamente com os títulos novos há necessidade de rever e analisar os títulos já expedido, durante a época em que o Incra fazia isso, para dar legalidade a esses títulos antigos que cumpriram suas clausulas resolutivas”, disse Metzner.
No município de Luciara, por exemplo, o MDA fez em 2010 o cadastramento de diversos posseiros situados nas glebas federais. Mas, segundo a advogada da Associação de Produtores Rurais de Luciara e representante do Sindicato Rural de São Félix do Araguaia, Noelly Luz, de lá para cá não houve continuidade no projeto e o Instituto Chico Mendes e a Fundação Nacional do Índio (Funai) estão buscando transformar as áreas em terra indígena. “Isso gerou uma instabilidade e insegurança muito grande na população.
Após a explicação sobre o Terra Legal nesta reunião, vamos tirar as dúvidas específicas sobre o nosso município com base no requerimento que as pessoas fizeram o cadastro em 2010 e discutir caso a caso com o MDA”, afirmou Noelly.
Participaram da reunião representantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) e dos sindicatos rurais de Sinop, Cáceres, São Félix do Araguaia e Querência.

Agência da Notícia com Redação/Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Fantastico trae

Fantastico trae
Fantastico trae para ti grandiosas ideas de bricolaje! 😉 Como reutilizar viejos neumaticos..! Te Encantaram

COMUNICADO

COMUNICADO
O site Abadia de Goiás Noticias esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. Achamos importante informar que qualquer matéria, texto, artigos ou comentários com exagero político e infrações à legislação são de inteira responsabilidade de seus autores.

Beka Santos

Beka Santos
Vendo blusas,vestidos, shorts. ...Garanta ja o seu para arrasar neste fim de ano!!!Tudo a partir de R$ 29,90. Interessados chamar no whats 62 98173-4572. Faço entrega na sua cidade!

Seja Digital fará entrega demais de mais de 260 mil kits gratuitos para a TV digital

Seja Digital fará entrega demais de mais de 260 mil kits gratuitos para a TV digital
O sinal analógico será desligado em outros 28 municípios do estado: Abadia de Goiás, Abadiânia, Alexânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Campo Limpo de Goiás, Caturaí, Goianápolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Itauçu, Leopoldo de Bulhões, Nerópolis, Nova Veneza, Ouro Verde de Goiás, Pirenópolis, Santa Bárbara de Goiás, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Teresópolis de Goiás e Trindade.

Minha Casa Minha Vida

Anonimo-da-Internet

Calúnia, difamação e injúria: os crimes contra a honra.

O Ministro da Agricultura Blairo Maggi faz piada com operação da PF

O Ministro da Agricultura Blairo Maggi faz piada com operação da PF
Estão prendendo todos os maridos que reataram o casamento este ano!!!!

Fortalecimento da agricultura familiar

Fortalecimento da agricultura familiar
Fortalecimento da agricultura familiar é debatido em reuniões