26 de set. de 2014

Carne de fezes é falsa

História difundida, na internet, credita a pesquisador ideia de transformar produto do esgoto, que contém dejetos humanos, em carne artificial

O ser humano é carnívoro, mas por que se alimentar

com a carne de outros animais? Alguns fogem à regra e se dizem vegetarianos, evitando em um momento específico, da vida, ingerir proteínas dessa fonte. Recentemente várias publicações em sites, têm chamado a atenção para uma suposta pesquisa que teria encontrado um procedimento capaz de produzir carne artificial de um material orgânico obtido nos esgotos.

A reportagem do Diário da Manhã buscou informações da veracidade desse material. Enquanto sites divulgam a matéria, que nem é tão recente assim, outros dizem que ela é apenas mais um mito, muito bem construído e espalhado pela da internet, inclusive com vídeos no YouTube. O assunto é tão atraente que mesmo jornais nacionais e internacionais conceituados repercutiram a história.

Foto: Ilustrativa

Foto: Ilustrativa

Entenda

As notícias são de que o cientista japonês Mitsuyuki Ikeda, foi capaz de criar um processo laboratorial capaz de transformar a lama residual do tratamento de esgoto em carne artificial. O ponto chave da questão é que essa lama contenha resíduos de excrementos humanos ao ponto de ser apelidada de poop burguer – traduzido como hambúrguer de cocô, menção a um dos produtos que seriam fabricados depois da transformação em carne.

No processo, supostamente desenvolvido pelo pesquisador, as proteínas e os lipídios são retirados da lama do esgoto e passam por um procedimento de esterilização que acabaria com todas as bactérias vivas. Depois ele adicionaria outros produtos, proteína de

soja e molho de carne para que o produto tenha gosto de tal.

As matérias divulgadas foram baseadas em vídeo publicado no YouTube e que resumiria o processo. O vídeo em inglês com as partes narradas, como sendo falas de Ikeda em sua língua de origem. Quem assiste as imagens pode levar a se perguntar se elas não são apenas montagens e mesmo se o áudio possa ter sido modificado.

O certo é que o vídeo foi publicado na rede ainda em outubro de 2010, mas começou a repercutir depois de posteriormente ser republicado, em abril de 2011, com o nome de A solução para a crise alimentar global. Depois dessa publicação, vários sites começaram a fazer matérias baseadas no vídeo.

Verdade ou mito

Com uma busca simples pela internet é possível descobrir várias teses e alguns fatos a veracidade das informações e do vídeo em cheque. Primeiramente o laboratório citado nas imagens produz apenas dispositivos médicos. Mitsuyuki Ikeda é um cientista, porém não ligado a Universidade de Okayama.

Nas pesquisas, Mitsuyuki Ikeda aparece em dois momentos. Um em uma patente de invenção de um aspirador de pó, juntamente com outros cientistas. O documento é de janeiro de 1973. Em outro momento o nome se refere a um homem nascido em 4 de abril de 1959, que é diretor da Associação Unesco Okayama. Este mantém na internet algumas publicações sobre Educação Ambiental, e em seu currículo não consta a famosa história da carne de dejetos humanos.

Seu artigo mais encontrado é Construindo um Sistema de Educação Ambiental para Comunidade Global Pacífica, em que defende a ideia de que o mundo precisa trabalhar em conjunto para reverter a deterioração do meio ambiente. Este cientista é engenheiro e consultor em Meio Ambiente e Engenharia Civil e além do cargo na Unesco é diretor representante da West Japan, empresa de avaliação ambiental.

Este mesmo Ikeda consta em um panfleto como palestrante no “Conselho Japão na Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (ESD-J)”. A foto deste, porém é quase idêntica ao homem que aparece nas imagens do vídeo – mesmo estilo no cabelo, a marca no rosto, e os dentes tortos – apenas com uma diferença, parece mais velho na fotografia do informativo do que nas imagens do vídeo.

Sites internacionais ainda informam que histórias parecidas datam ainda da década de 1990. A reportagem enviou correspondência eletrônica para o endereço ligado ao cientista ambiental Ikeda, porém não obteve respostas.

Diante do mito, questões interessantes podem ser levantadas como, por exemplo, o que é feito com o esgoto produzido diariamente nas casas e indústrias ou o porquê do ser humano comer carne?

Por que se come carne? O que o corpo absorve dos alimentos?

A carne contribui para uma alimentação equilibrada e tem papel importante na alimentação. É fonte de proteínas de alta qualidade que atuam na construção e regeneração celular. Mesmo que recentemente os efeitos da carne vermelha venham sendo questionados, por trazer risco de doenças cardiovasculares, pontua a especialista em Nutrição Clínica e Metabólica, Tályta Fortuna Rezende, 25 anos.  

Ainda conforme a nutricionista, a carne de outros animais tem sido a base da alimentação humana desde os tempos pré-históricos, e além de proteínas é fonte de minerais como ferro (que previne a anemia), zinco (importante para o crescimento, função imunológica e cicatrização), ácidos graxos essenciais e vitaminas do complexo B, principalmente a B12.

Porém, Tátyla adverte que se deve dar preferência à carne magra, e que a quantidade de consumo varia em função da frequência e das necessidades nutricionais de cada um. “E optar pelas preparações assadas, grelhadas ou refogadas para não aumentar o teor de gordura e o valor calórico da preparação”, acrescenta.

Sobre o processo digestivo, a profissional esclarece que ao chegar ao estômago e ser atingido pelos sucos gástricos, o bolo alimentar pode ter seus nutrientes absorvidos pelo revestimento interno do intestino delgado e preparados para entrar nos vasos sanguíneos. As fezes, conforme Tátyla, são formadas por resíduos de alimentos não digeridos, por bactérias da flora intestinal e produtos da descamação do intestino, que se renova diariamente.

Para onde vão os dejetos produzidos pelo homem?

Em tempos em que o assunto meio ambiente está em alta, é preciso pensar em ideias com aplicabilidade no sentido de proteção ambiental e reutilização de materiais para poupar matérias-primas. Para a química Cleide Sandra Tavares Araújo, 51 anos, docente na Universidade Estadual de Goiás em Anápolis, a relação de consumo está diretamente interligada ao desenvolvimento da sociedade, que consome impulsionada pelo desejo operado pela sociedade.

“Se a proposta do desenvolvimento sustentável é satisfazer as necessidades das gerações presentes, sem comprometer a qualidade de vida das gerações futuras, a reciclagem se apresenta como uma alternativa promissora e eficaz na redução do volume do lixo, e contribui para diminuir a poluição e a contaminação do solo. Ajuda a economizar matéria-prima e energia usada para fabricação de outros produtos”, complementa.

Para a química, um importante método de preservação, é o tratamento do esgoto que evita a contaminação de córregos, rios, mananciais e solo. Ainda promove a reutilização da água para diversas finalidades. Em Goiânia e nas cidades de Abadia de Goiás, Bela Vista de Goiás, Goianira, Guapó e Terezópolis de Goiás, a Gerência de Tratamento de Esgoto é responsável pela operação, manutenção e conservação das Estações de Tratamento Sanitário (ETE) e das Estações Elevatórias de Esgoto (EEE), totalizando 12 ETEs.

Na Capital funcionam sete locais de tratamento, que tratam o volume diário de 136.166 m3 de esgoto. Na ETE Dr. Hélio Seixo de Britto – maior em funcionamento – o sistema consiste no tratamento primário com adição de produtos químicos. “Ela é responsável pela coleta e tratamento de aproximadamente 90% do esgoto de Goiânia, o que corresponde a 764.100 habitantes”, esclarece Fausto Batista Alves dos Santos, engenheiro civil e gerente de tratamento de esgoto da região.

Conforme ele, Goiânia possui ainda três ETEs com reator anaeróbio de fluxo ascendente, biofiltro, decantador secundário e clorador, que atende cerca de oito mil pessoas. “Os demais são sistemas com lagoas de estabilização, atendendo 84 mil pessoas”, complementa. Em cada unidade o processo preliminar consiste em grades ou peneiras e caixas desarenadoras, para retirar os detritos e areia. Depois de tratado, o esgoto se divide em líquido – com volume ligeiramente inferior ao esgoto bruto – e resíduo sólido: areia e detritos (1.500 m3 por ano) e lodo (40.300 m3 por ano).

De acordo com Fausto, em um lodo digerido se encontra em torno de 70% de matéria inorgânica e 30% de matéria orgânica. Na matéria orgânica há proteínas, lipídios e organismos. “A presença de contaminantes como metais e compostos orgânicos presentes no lodo, vai depender da localidade atendida pelo tratamento de esgoto. Quanto mais esgoto industrial for lançado no sistema, mesmo que com pré­tratamento que atenda as exigências da operadora, pode contribuir com algum destes contaminantes”, explica.

Quanto aos organismos pode haver vírus, bactérias como a salmonella e nematelmintos como a Ascaris lumbricoides e a Tênia saginata. Porém, o lodo contém nutrientes como fósforo, nitrogênio e potássio. “Portanto, desde que monitorado, higienizado e com o devido controle, pode ser disposto no solo para uso agrícola ou ser utilizado em compostos ou fertilizantes organomineral”, informa Fausto.

O esgoto tratado é devolvido ao rio, os detritos vão para o aterro sanitário, assim como a areia. Porém, o lodo além do aterro sanitário, e no caso específico da ETE Dr. Hélio Seixo de Britto, pode ser usado na recuperação de áreas degradadas. “Para se fazer essa disposição do lodo da ETE, a Saneago tem um contrato, cujo escopo envolve a elaboração de projetos ambientais para cada área de disposição, aprovação na Semarh, atendimento à Resolução Conama N° 375/2006, monitoramento mensal do lodo, do solo e da água subterrânea, transporte do lodo aos locais de aplicação, incorporação e plantio de eucaliptos”, afirma o responsável pelo esgoto da região.

Por Divania Rodrigues do DM-GO

Nenhum comentário:

Fantastico trae

Fantastico trae
Fantastico trae para ti grandiosas ideas de bricolaje! 😉 Como reutilizar viejos neumaticos..! Te Encantaram

COMUNICADO

COMUNICADO
O site Abadia de Goiás Noticias esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. Achamos importante informar que qualquer matéria, texto, artigos ou comentários com exagero político e infrações à legislação são de inteira responsabilidade de seus autores.

Beka Santos

Beka Santos
Vendo blusas,vestidos, shorts. ...Garanta ja o seu para arrasar neste fim de ano!!!Tudo a partir de R$ 29,90. Interessados chamar no whats 62 98173-4572. Faço entrega na sua cidade!

Seja Digital fará entrega demais de mais de 260 mil kits gratuitos para a TV digital

Seja Digital fará entrega demais de mais de 260 mil kits gratuitos para a TV digital
O sinal analógico será desligado em outros 28 municípios do estado: Abadia de Goiás, Abadiânia, Alexânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Campo Limpo de Goiás, Caturaí, Goianápolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Itauçu, Leopoldo de Bulhões, Nerópolis, Nova Veneza, Ouro Verde de Goiás, Pirenópolis, Santa Bárbara de Goiás, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Teresópolis de Goiás e Trindade.

Minha Casa Minha Vida

Anonimo-da-Internet

Calúnia, difamação e injúria: os crimes contra a honra.

O Ministro da Agricultura Blairo Maggi faz piada com operação da PF

O Ministro da Agricultura Blairo Maggi faz piada com operação da PF
Estão prendendo todos os maridos que reataram o casamento este ano!!!!

Fortalecimento da agricultura familiar

Fortalecimento da agricultura familiar
Fortalecimento da agricultura familiar é debatido em reuniões