8 de dez. de 2014

De cereja do bolo

Por EDUARDO GOMES

Mato Grosso é o estado mais desrespeitado no quesito princípio federativo. Sua receita é frustrada pela desoneração concedida às commodities pela Lei Kandir. Sua fronteira é violada diante da indiferença do Ministério da Defesa. Pela ineficiência do Incra, seu mosaico fundiário é turvo. A reforma agrária é uma farsa. O SUS não funciona. O Ibama é fantasioso. O DNPM é distante. O controle do espaço aéreo é pífio. O setor de transporte é estrangulado...
Mesmo que Mato Grosso tivesse uma classe política realmente atuante, seus dirigentes sindicais não fossem atrelados e a população se mobilizasse não seria fácil reverter esse cenário. E ele ganha contornos de irreversibilidade pela omissão e insensibilidade de muitos daqueles que deveriam puxar o coro da defesa mato-grossense.
O cenário é triste. Mais triste ainda se torna quando as forças que desqualificam o princípio federativo avançam sobre Mato Grosso buscando ferir de morte seu agronegócio. Quando isso ocorre – e sempre acontece – não faltam gargantas de silêncio conivente e vozes ensandecidas proferindo sentenças condenatórias emanadas pelos tribunais de exceção que se alojam nas mentes de plantão prontas para tripudiar sobre a terra de Ênio Pipino, Valdon Varjão, Irmã Maria Adelis, Manoel de Barros e do coronel José Meirelles.
A frase “A reforma agrária é uma farsa” que está no primeiro parágrafo não é bordão: é a verdade mais cristalina contra a qual a classe política não se levanta e a população se cala. Porém, quando uma operação policial é desencadeada contra políticos ou contra pessoas próximas a eles, as mentes botam em prática os tribunais de exceção.
O peso político de Mato Grosso em Brasília é pouco mais que zero e raras são as tentativas de mudança desse quadro. Um dos mecanismos para tanto é a participação de mato-grossenses nos altos cargos do governo federal. Quando Luiz Antônio Pagot presidiu o Dnit as nossas rodovias federais viraram canteiros de obras; Pagot saiu do cargo, mas deixou projetos que continuam em andamento, porém lentamente, por falta de prata da casa para executá-los com rapidez.
A operação Terra Prometida que ainda está nas manchetes se for estendida a todos os assentamentos do Incra encontrará irregularidades porque a reforma agrária por aqui é farsa. É preciso ordenar a questão agrária, mas sem pirotecnia policialesca, porque se a ordem for prender ao invés de solucionar, Mato Grosso se transformará numa penitenciária maior que muitos países. É lamentável tanto silêncio e vozes inoportunas, como aquela do repórter de TV, que ouviu um denunciante não-identificado acusar o ministro da Agricultura, Neli Geller, de madeireiro em Itanhanhá, como se o cerrado fosse área madeireira. Chega de cereja no bolo envenenado servido a Mato Grosso.

 
EDUARDO GOMES de Andrade é jornalista
eduardo@diarodecuiaba.com.br

Nenhum comentário:

Fantastico trae

Fantastico trae
Fantastico trae para ti grandiosas ideas de bricolaje! 😉 Como reutilizar viejos neumaticos..! Te Encantaram

COMUNICADO

COMUNICADO
O site Abadia de Goiás Noticias esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. Achamos importante informar que qualquer matéria, texto, artigos ou comentários com exagero político e infrações à legislação são de inteira responsabilidade de seus autores.

Beka Santos

Beka Santos
Vendo blusas,vestidos, shorts. ...Garanta ja o seu para arrasar neste fim de ano!!!Tudo a partir de R$ 29,90. Interessados chamar no whats 62 98173-4572. Faço entrega na sua cidade!

Seja Digital fará entrega demais de mais de 260 mil kits gratuitos para a TV digital

Seja Digital fará entrega demais de mais de 260 mil kits gratuitos para a TV digital
O sinal analógico será desligado em outros 28 municípios do estado: Abadia de Goiás, Abadiânia, Alexânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Campo Limpo de Goiás, Caturaí, Goianápolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Itauçu, Leopoldo de Bulhões, Nerópolis, Nova Veneza, Ouro Verde de Goiás, Pirenópolis, Santa Bárbara de Goiás, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Teresópolis de Goiás e Trindade.

Minha Casa Minha Vida

Anonimo-da-Internet

Calúnia, difamação e injúria: os crimes contra a honra.

O Ministro da Agricultura Blairo Maggi faz piada com operação da PF

O Ministro da Agricultura Blairo Maggi faz piada com operação da PF
Estão prendendo todos os maridos que reataram o casamento este ano!!!!

Fortalecimento da agricultura familiar

Fortalecimento da agricultura familiar
Fortalecimento da agricultura familiar é debatido em reuniões