8 de dez. de 2014

Inadimplência do consumidor sobe 8,0% em novembro, diz Boa Vista SCPC

No acumulado em 12 meses houve elevação de 2,0%; a inadimplência no varejo cresceu 5,0% na comparação mensal

8 de dezembro de 2014 – A inadimplência do consumidor, em todo o país, cresceu 8,0% em novembro de 2014, na comparação com outubro, de acordo com dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), descontados os efeitos sazonais. No acumulado de 2014 (jan/14 a nov/14) a inadimplência subiu 2,3% em relação ao mesmo período de 2013, e na análise do acumulado em 12 meses (dez/13 a nov/14 contra dez/12 a nov/13), houve aumento de 2,0%. Na comparação interanual (nov/14 contra nov/13) o indicador subiu 3,5%.

O valor médio real das dívidas incluídas em novembro de 2014 foi de R$ 1.216,42, após ajustes estatísticos.

Ao longo do ano, observaram-se poucas oscilações das variáveis condicionantes para a inadimplência. A maior seletividade das empresas concedentes de crédito, o desaquecimento gradual do mercado de trabalho e as taxas juros devem manter até o final do ano esta mesma dinâmica da inadimplência. Desta maneira, a expectativa é de que, até o fim de 2014, a inadimplência do consumidor mantenha o atual patamar de crescimento registrado no acumulado do ano (2,3%).

Regiões

Na análise regional do resultado acumulado no ano (jan/14 a nov/14), a inadimplência subiu 8,4% no Sul; 6,2% no Centro-Oeste; 2,7% no Nordeste; 0,9% no Norte; e 0,4% no Sudeste.

Varejo

Quando considerado apenas o setor de varejo, a inadimplência registrou alta de 5,0% em novembro de 2014, quando comparada ao mês anterior, após ajustes sazonais. Houve alta em todas as regiões, com exceção da Nordeste e Sul, que permaneceram praticamente estáveis. Na Norte, houve a elevação mais significativa, 14,7%; na região Centro-Oeste e na Sudeste houve crescimento de 8,7% e 6,6%, respectivamente.

Metodologia

O indicador de registro de inadimplência é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas informados à Boa Vista pelas empresas credoras. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

A série histórica do indicador está disponível em: http://www.boavistaservicos.com.br/economia/registro-de-inadimplencia/

Sobre a Boa Vista SCPC

A Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) é uma empresa que oferece as melhores soluções para a tomada de decisões sustentáveis de crédito e gestão de negócios, a serviço de empresas e consumidores. Sua base de dados contém mais de 350 milhões de informações comerciais sobre consumidores e empresas, e registra mais de 42 milhões de transações de negócios por dia.

A empresa coloca à disposição do brasileiro serviços que o ajudam a cuidar bem do seu nome, a prevenir-se contra fraudes e usar o crédito de forma sustentável. É a única empresa que oferece ao consumidor a consulta gratuita pela Internet (site www.consumidorpositivo.com.br) de seus débitos ou pendências financeiras registrados no banco de dados. Também atua no mercado de segurança eletrônica de transações e identificação, provendo serviços de certificação digital.

Está presente em todo o Brasil por meio de escritórios regionais, distribuidores, representantes e parcerias com mais de 2,2 mil entidades de classe. Inovadora e controlada por brasileiros, a Boa Vista SCPC opera o Cadastro Positivo no País e investe continuamente em tecnologia de ponta para atender à sua crescente carteira de clientes em todo o território nacional.

Boa Vista SCPC: consumidores e empresas do mesmo lado.

www.boavistascpc.com.br

Mais informações:

Tamer Comunicação Empresarial

(11) 3031-2388

Liliana Liberato - Ramal 239

Theo Carnier - Ramal 224

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