8 de out. de 2015

Juíza extingue ação que acusava Bosaipo de desvio e lavagem

Ex-deputado e ex-conselheiro era acusado de esquema com empresas fantasmas, na Assembleia Legislativa

O ex-deputado e ex-conselheiro Humberto Bosaipo, que teve ação extinta pela Justiça

A juíza Selma Arruda, da Vara Contra o Crime Organizado da Capital, extinguiu a ação que acusava o ex-deputado estadual e ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), Humberto Bosaipo (DEM) , de desvio de dinheiro público e lavagem de dinheiro.

A decisão, proferida em setembro e publicada nesta quinta-feira (8), foi motivada pelo fato de os supostos crimes já terem prescrito.

De acordo com a ação, os crimes teriam ocorrido entre 2000 e 2002, época em que Bosaipo integrava a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, juntamente com o ex-deputado

José Riva (PSD) , que também responde a uma ação pelos mesmos fatos.

Na ocasião, Bosaipo teria emitido 34 cheques da Assembleia a empresas fantasmas, simulando a prestação de serviços inexistentes.

Isso traria não só o inútil desgaste de toda a máquina judiciária, como também o atraso a outros feitos, dos quais se pode efetivamente obter bom proveito

Os valores obtidos com o suposto esquema, segundo as investigações do Ministério Público Federal (MPF), foram usados para pagar dívidas de campanha contraídas por meio de empréstimos junto a factoring do ex-bicheiro João Arcanjo Ribeiro.

Como detinha prerrogativa de função por ser conselheiro do TCE, o caso tramitava no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Após renunciar ao cargo, em dezembro do ano passado, o STJ passou a condução da ação à Justiça Estadual.

Prescrição

Em agosto deste ano, o próprio MPF oficiou a juíza sobre a prescrição dos crimes.

Selma Arruda então averiguou que, como os fatos ocorreram há mais de 12 anos, não haveria mais a possibilidade de punir Bosaipo, mesmo que houvesse eventual condenação.

“O crime de peculato (artigo 312 do Código Penal) estabelece pena de reclusão de 2 a 12 anos. Já o delito de lavagem de dinheiro (artigo 1º, inciso V, da Lei 9.613/1998) define pena de 03 a 10 anos de reclusão. Contudo, conforme bem registrado pelo Ministério Público, do que se extrai dos autos, em caso de condenação, tenho que a pena, para cada um dos delitos, não restaria definitivamente aplicada em patamar superior a 08 anos de reclusão, prescrevendo, assim, em 12 anos”, relatou.

Desta forma, a magistrada entendeu que não haveria qualquer eficácia em manter o trâmite da ação.

“Isso traria não só o inútil desgaste de toda a máquina judiciária, como também o atraso a outros feitos, dos quais se pode efetivamente obter bom proveito”, competou Selma Carvalho.

 

Por LUCAS RODRIGUES DO MIDIAJUR

TCE-MT

Nenhum comentário:

Fantastico trae

Fantastico trae
Fantastico trae para ti grandiosas ideas de bricolaje! 😉 Como reutilizar viejos neumaticos..! Te Encantaram

COMUNICADO

COMUNICADO
O site Abadia de Goiás Noticias esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. Achamos importante informar que qualquer matéria, texto, artigos ou comentários com exagero político e infrações à legislação são de inteira responsabilidade de seus autores.

Beka Santos

Beka Santos
Vendo blusas,vestidos, shorts. ...Garanta ja o seu para arrasar neste fim de ano!!!Tudo a partir de R$ 29,90. Interessados chamar no whats 62 98173-4572. Faço entrega na sua cidade!

Seja Digital fará entrega demais de mais de 260 mil kits gratuitos para a TV digital

Seja Digital fará entrega demais de mais de 260 mil kits gratuitos para a TV digital
O sinal analógico será desligado em outros 28 municípios do estado: Abadia de Goiás, Abadiânia, Alexânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Campo Limpo de Goiás, Caturaí, Goianápolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Itauçu, Leopoldo de Bulhões, Nerópolis, Nova Veneza, Ouro Verde de Goiás, Pirenópolis, Santa Bárbara de Goiás, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Teresópolis de Goiás e Trindade.

Minha Casa Minha Vida

Anonimo-da-Internet

Calúnia, difamação e injúria: os crimes contra a honra.

O Ministro da Agricultura Blairo Maggi faz piada com operação da PF

O Ministro da Agricultura Blairo Maggi faz piada com operação da PF
Estão prendendo todos os maridos que reataram o casamento este ano!!!!

Fortalecimento da agricultura familiar

Fortalecimento da agricultura familiar
Fortalecimento da agricultura familiar é debatido em reuniões