14 de out. de 2015

Projeto obriga que produtos tenham informações sobre agrotóxicos

O deputado Mauro Savi apresentou projeto de lei (n° 571/2015) que determina a inserção expressa sobre o uso de agrotóxicos nos produtos alimentares comercializados em Mato Grosso. O Estado é o maior usuário mundial de defensivos agrícolas.

Pesquisas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontam efeitos colaterais causados pelo uso excessivo dessa prática, como casos de câncer, má formação e danos ao meio ambiente.

Na justificativa do projeto, o parlamentar ressalta que o texto do Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH 3), em sua diretriz 7, dentro dos objetivos estratégicos estipulados nas ações programáticas “a”, recomenda aos estados a promoção de ações para a efetivação da Lei nº 11.346/06 - “Cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN, com vistas em assegurar o direito humano à alimentação adequada e dá outras providências”.

Nesse sentido, as ações do poder público para assegurar o direito humano à alimentação adequada, deverão promover e garantir a segurança alimentar e nutricional da população.

Em recente relatório divulgado nos Estados Unidos (EUA), a população mundial subestima a sua alimentação não só por falta de opções e condições financeiras, mas também por falta de informação.

Especialistas mundiais atestam que o quadro brasileiro é bastante preocupante e critico. Por ser um país em desenvolvimento, ainda utiliza tecnologias e substâncias que já foram banidas em outros países por causarem sérios e irreversíveis danos à saúde.

“Com essa medida, relativamente simples, é que propomos melhorar a qualidade da informação disponibilizada aos consumidores. Todos temos os direito de saber exatamente o que estamos consumindo”, declarou o autor do projeto.

A proposta prevê que a informação sobre o uso de agrotóxicos seja inserida nos rótulos e/ou caixas dos produtos alimentícios e vale para o mercado de produtos alimentícios, varejista e atacadista, alem das Indústrias fabricantes e produtoras.

Dados da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e do Ministério da Saúde, demonstram que o Brasil consome 19% de todos os venenos agrícolas produzidos no mundo, índice que supera o dos Estados Unidos (historicamente o maior usuário, que hoje aplica 17% da produção global). Os demais países do planeta respondem pelos 64% restantes. Ainda segundo dados dos órgãos acima citados, entre 2000 e 2010 o uso de agrotóxicos cresceu 93% no mundo e, no Brasil, 190%.

Da Redação

Nenhum comentário:

Fantastico trae

Fantastico trae
Fantastico trae para ti grandiosas ideas de bricolaje! 😉 Como reutilizar viejos neumaticos..! Te Encantaram

COMUNICADO

COMUNICADO
O site Abadia de Goiás Noticias esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. Achamos importante informar que qualquer matéria, texto, artigos ou comentários com exagero político e infrações à legislação são de inteira responsabilidade de seus autores.

Beka Santos

Beka Santos
Vendo blusas,vestidos, shorts. ...Garanta ja o seu para arrasar neste fim de ano!!!Tudo a partir de R$ 29,90. Interessados chamar no whats 62 98173-4572. Faço entrega na sua cidade!

Seja Digital fará entrega demais de mais de 260 mil kits gratuitos para a TV digital

Seja Digital fará entrega demais de mais de 260 mil kits gratuitos para a TV digital
O sinal analógico será desligado em outros 28 municípios do estado: Abadia de Goiás, Abadiânia, Alexânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Campo Limpo de Goiás, Caturaí, Goianápolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Itauçu, Leopoldo de Bulhões, Nerópolis, Nova Veneza, Ouro Verde de Goiás, Pirenópolis, Santa Bárbara de Goiás, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Teresópolis de Goiás e Trindade.

Minha Casa Minha Vida

Anonimo-da-Internet

Calúnia, difamação e injúria: os crimes contra a honra.

O Ministro da Agricultura Blairo Maggi faz piada com operação da PF

O Ministro da Agricultura Blairo Maggi faz piada com operação da PF
Estão prendendo todos os maridos que reataram o casamento este ano!!!!

Fortalecimento da agricultura familiar

Fortalecimento da agricultura familiar
Fortalecimento da agricultura familiar é debatido em reuniões