4 de fev. de 2015

Justiça deve colher depoimentos sobre fraude em licitações em Cuiabá

Audiência sobre suposto desvio de verba da Câmara será nesta quarta-feira.
Testemunhas de acusação e de defesa devem ser as primeiras a depor.

João Emanuel apresentou depoimento de policial sobre vídeo (Foto: Otmar de Oliveira/ Câmara de Cuiabá)João Emanuel  (Foto: Otmar de Oliveira/ Câmara de Cuiabá)

A primeira audiência sobre o suposto desvio milionário de recursos da Câmara de Vereadores de Cuiabá por meio de fraudes em licitações, durante a gestão do ex-vereador João Emanuel Moreira Lima (PSD), está marcada para esta quarta-feira (28), na Vara Especializada Contra o Crime Organizado, Contra a Ordem Tributária e Econômica e os Crimes Contra a Administração Pública, no Fórum de Cuiabá. Devido o alto número de testemunhas e de réus, também foram agendadas oitivas para os próximos dias 30, 2, 6 e 9.

Faz um mês que o Ministério Público Estadual (MPE) denunciou João Emanuel, o ex-deputado estadual Maksuês Leite (PP),  e outras quatro pessoas, entre elas servidores da instituição, pelo suposto rombo de R$ 1,6 bilhão por meio da suposta compra de materiais gráficos para atender a necessidade do Legislativo, em 2013. O G1 tentou, mas não conseguiu entrar em contato com João Emanuel e Maksuês Leite para que se manifestassem sobre o assunto.

Nas primeiras audiências, a Justiça deve ouvir as testemunhas de acusação e depois as de defesa. Por fim, os réus devem prestar depoimento. Entre as testemunhas estão alguns políticos, como o deputado federal Eliene Lima e o deputado estadual Mauro Savi.

Na época da suposta fraude, João Emanuel era presidente da Câmara e, durante as investigações, foi afastado do cargo pela Justiça para que não prejudicasse a apuração do MPE.

Já Maksuês Leite é proprietário da gráfica Propel supostamente envolvida no esquema, que teria sido contratada para fornecer crachás, livros e cartilhas, conforme ação do MPE. Essa não é única irregularidade envolvendo a Propel. Ela também é acusada de participar de um esquema de desvio de verba da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT). E, nesse caso, Maksuês tem contribuído com o MPE e detalhou como funcionava a fraude. As empresas que ganhavam a licitação não forneciam os materiais e ficavam com parte do dinheiro. O restante era supostamente entregue aos políticos que lideravam o esquema.

Por conta dos fortes indícios de irregularidades, João Emanuel chegou a ser preso em março do ano passado. Depois, teve o mandato cassado por quebra de decoro.

Durante as investigações, o MPE teve acesso a imagens que mostram o ex-presidente do Legislativo em uma conversa de negociação de fraude de um contrato de licitação. No vídeo, aparece uma mulher que seria responsável pela empresa, com quem ele discute um suposto direcionamento de um processo licitatório da Câmara.

O vídeo foi questionado pelo réu após a divulgação do vídeo, que, segundo ele, teria sido montado. No entanto, as imagens passaram por perícia, a qual apontou que as imagens não haviam passado por nenhum processo de edição

Por Pollyana Araújo Do G1 MT

Nenhum comentário:

Fantastico trae

Fantastico trae
Fantastico trae para ti grandiosas ideas de bricolaje! 😉 Como reutilizar viejos neumaticos..! Te Encantaram

COMUNICADO

COMUNICADO
O site Abadia de Goiás Noticias esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. Achamos importante informar que qualquer matéria, texto, artigos ou comentários com exagero político e infrações à legislação são de inteira responsabilidade de seus autores.

Beka Santos

Beka Santos
Vendo blusas,vestidos, shorts. ...Garanta ja o seu para arrasar neste fim de ano!!!Tudo a partir de R$ 29,90. Interessados chamar no whats 62 98173-4572. Faço entrega na sua cidade!

Seja Digital fará entrega demais de mais de 260 mil kits gratuitos para a TV digital

Seja Digital fará entrega demais de mais de 260 mil kits gratuitos para a TV digital
O sinal analógico será desligado em outros 28 municípios do estado: Abadia de Goiás, Abadiânia, Alexânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Campo Limpo de Goiás, Caturaí, Goianápolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Itauçu, Leopoldo de Bulhões, Nerópolis, Nova Veneza, Ouro Verde de Goiás, Pirenópolis, Santa Bárbara de Goiás, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Teresópolis de Goiás e Trindade.

Minha Casa Minha Vida

Anonimo-da-Internet

Calúnia, difamação e injúria: os crimes contra a honra.

O Ministro da Agricultura Blairo Maggi faz piada com operação da PF

O Ministro da Agricultura Blairo Maggi faz piada com operação da PF
Estão prendendo todos os maridos que reataram o casamento este ano!!!!

Fortalecimento da agricultura familiar

Fortalecimento da agricultura familiar
Fortalecimento da agricultura familiar é debatido em reuniões