22 de set. de 2016

População de Abadia de Goiás, esta sem água




SANEAGO-ABADIA DE GOIÁS: Foto Suelzy Quinta
Com a falta de chuvas a seca atinge abastecimento de 14 cidades goianas um deles é Abadia de Goiás.
Os municípios tiveram o volume dos mananciais que abastecem os reservatórios de captação da água reduzidos e um deles está o município de Abadia de Goiás.
Foto: Suelzy Quinta
Segundo relatório realizado pela SANEAGO, 14 cidades em Goiás podem sofrer com a falta d´água em razão da seca que reduziu o volume de mananciais utilizados para o abastecimento público e, consequentemente, atingiu o nível dos reservatórios para a captação de água: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Abadia de Goiás, Aragoiânia, Cidade Ocidental, Valparaíso, Formosa, Mozarlândia, Luziânia, Pontalina, Goianésia, Pires do Rio e Morro Agudo.

Na capital, o nível do Rio Meia Ponte – responsável por abastecer mais da metade da população – na área de captação caiu sensivelmente. A Saneago identificou pivôs de irrigação ao longo da bacia hidrográfica que contribuem para provocar a baixa e acionou órgão ambientais como a Delegacia do Meio Ambiente e a Secima para avaliação de outorgas existentes e usuários não autorizados que prejudicam a vazão captada.

Aparecida de Goiânia

Foto: Suelzy Quinta
Em Aparecida de Goiânia, assim como acontece com o Sistema Meia Ponte, o Sistema Lajes que abastece a Região Central do município também foi afetado pela captação irregular. As medidas tomadas também são semelhantes. Nas vizinhas Abadia de Goiás e Aragoiânia, a Saneago apura se a redução do nível também se deve à captação irregular.

De acordo com a diretora de produção da companhia, Lívia Dias, mesmo quando a licença for outorgada para fins particulares, é preciso priorizar o abastecimento público. Já em Cidade Ocidental e Valparaíso, localizadas no Entorno do Distrito Federal, o nível do Ribeirão Saia Velha, manancial que abastece toda a Cidade Ocidental e 40% de Valparaíso, foi afetado pelo represamento irregular feito por clubes e chácaras da região. A Saneago acionou o Ministério Público para atuar junto aos responsáveis.

Em Formosa e Mozarlândia, a situação é a mesma: o volume dos cursos d´água reduziu drasticamente devido à falta de chuva. Estão sendo perfurados novos poços profundos e as regiões mais afetadas estão sendo atendidas por caminhões ­pipa.

Luziânia

Em Luziânia, o nível do rio Palmital tem oscilado bastante e a Saneago, em parceria com a Secima, realizaram vistorias ao longo do leito do rio para detectar a possível utilização indevida de água. A companhia está buscando parcerias com o Ministério Público Estadual, visando coibir a prática.

Em Pontalina, Goianésia, Pires do Rio e Morro Agudo, também houve redução drástica nos mananciais de abastecimento. A Saneago vai intensificar ações junto aos órgãos ambientais e de regulação,visando combater o uso indiscriminado da água por parte de proprietários rurais. Ações pontuais estão sendo tomadas para amenizar a situação.

Anápolis

Em Anápolis, o elevado consumo de água e a baixa vazão dos mananciais levaram à situação crítica no abastecimento. Em busca de regularizar o fornecimento, a Saneago colocou em operação uma terceira bomba reserva no Sistema Piancó 2, com o objetivo de aumentar a vazão no Piancó 1. A expectativa é de que, ao longo desta semana, ela contribua para estabilizar o sistema, que deverá operar no limite para suprir a demanda.

Da redação com informações do 

2 comentários:

Anônimo disse...

E como que a cidade em uma situação dessas... tem gente com propostas de fazer um pivô na cidade... a onde vai arrumar água pra isso querida Selzy Quinta?

Fernanda Gonçalves disse...

A falta de água na cidade de Abadia de Goiás, não é devido somente da falta de chuva, e sim do crescimento descontrolado de hortaliças na região. Só ao fundo da chácara onde moro pode-se observar 3 que ficar com espessor ligado durante o dia todo, retirando assim grande quantidade de água de nossas represa e reservas.
Os órgão competentes deveria se atentar a isso.

Fantastico trae

Fantastico trae
Fantastico trae para ti grandiosas ideas de bricolaje! 😉 Como reutilizar viejos neumaticos..! Te Encantaram

COMUNICADO

COMUNICADO
O site Abadia de Goiás Noticias esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. Achamos importante informar que qualquer matéria, texto, artigos ou comentários com exagero político e infrações à legislação são de inteira responsabilidade de seus autores.

Beka Santos

Beka Santos
Vendo blusas,vestidos, shorts. ...Garanta ja o seu para arrasar neste fim de ano!!!Tudo a partir de R$ 29,90. Interessados chamar no whats 62 98173-4572. Faço entrega na sua cidade!

Seja Digital fará entrega demais de mais de 260 mil kits gratuitos para a TV digital

Seja Digital fará entrega demais de mais de 260 mil kits gratuitos para a TV digital
O sinal analógico será desligado em outros 28 municípios do estado: Abadia de Goiás, Abadiânia, Alexânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Campo Limpo de Goiás, Caturaí, Goianápolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Itauçu, Leopoldo de Bulhões, Nerópolis, Nova Veneza, Ouro Verde de Goiás, Pirenópolis, Santa Bárbara de Goiás, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Teresópolis de Goiás e Trindade.

Minha Casa Minha Vida

Anonimo-da-Internet

Calúnia, difamação e injúria: os crimes contra a honra.

O Ministro da Agricultura Blairo Maggi faz piada com operação da PF

O Ministro da Agricultura Blairo Maggi faz piada com operação da PF
Estão prendendo todos os maridos que reataram o casamento este ano!!!!

Fortalecimento da agricultura familiar

Fortalecimento da agricultura familiar
Fortalecimento da agricultura familiar é debatido em reuniões