4 de dez. de 2016

Mais de mil se reúnem em Cuiabá em protesto contra a corrupção

Mais de mil pessoas saíram às ruas neste domingo (4), na Capital, em protesto contra a corrupção no País, segundo o levantamento feito pela Polícia Militar. A concentração do ato, que iniciou às 16h, aconteceu na Praça Oito de Abril, em frente ao restaurante Choppão.

Dentre as pautas do protesto estavam o pedido da saída do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), além da reclamação contra o projeto que anistia o crime de "Caixa 2" nas campanhas eleitorais.

O foco maior do ato, todavia, foi o repúdio ao pacote de medidas anticorrupção, aprovado pela Câmara na madrugada da última quarta-feira (30), que foi totalmente desvituado da proposta original. Das dez medidas propostas pelo Ministério Público, apenas quatro foram mantidas e outras três foram adicionadas pelos deputados. Uma das alterações prevê que juízes e promotores respondam por crime de abuso de autoridade.

O protesto também teve como alvo os deputados federais de Mato Grosso que votaram a favor da aprovação das medidas: Adilton Sachetti (PSB), Carlos Bezerra (PMDB), Ezequiel Fonseca (PDT), José Augusto Curvo “Tampinha” (PSD), Ságuas Moraes (PT) e Valtenir Pereira (PMDB).

Eles foram vaiados pelos manifestantes durante o ato.

O único da bancada mato-grossense a se manifestar contrário ao dispositivo foi o deputado Nilson Leitão (PSDB). O deputado Fábio Garcia (PSB) se ausentou, mas também acabou sendo alvo do protesto.
A juíza Selma Arruda, da Vara Contra o Crime Organizado da Capital, durante o ato

Mesmo debaixo de chuva, assim como ocorreu e ainda ocorre em outras cidades do país, especialmente as capitais, grande parte dos presentes vestiam as cores verde e amarela.

Os manifestantes carregavam cartazes e faixas com dizeres: “chega de corrupção, não vou desistir do Brasil”, “demissão aos políticos corruptos”, “somos todos Moro”, “aprovem as dez emendas, já”.

O manifesto em Cuiabá foi organizado pelos grupos “Brasil Livre”, “Muda Brasil”, “Direita Mato Grosso”, “Vem pra Rua”, “Avança Brasil”, “Pela Ordem”, dentre outros.

O policiamento foi feito pela PM e pelos agentes de trânsito da Capital, conhecidos como “amarelinhos”.

Entre os manifestantes estavam a juíza Selma Arruda, da Vara Contra o Crime Organizado da Capital, responsável pelas prisões de dezenas de "figurões" da política e pela autorização de várias operações contra a corrupção no Estado. Ela afirmou ao MidiaNews que foi protestar como cidadã.

“Eu vim como todo cidadão que está aqui hoje, que é pra exercer o direito de cidadania. Nós não concordamos com o desfiguramento das 10 medidas contra a corrupção. Nós queremos que a corrupção acabe, não que a lei sirva de incentivo pra os corruptos. O povo não quer esse tipo de manobra, nós precisamos criminalizar o enriquecimento ilícito. Precisamos que eles percam esse dinheiro roubado da população”, disse.
Nós queremos que a corrupção acabe, não que a lei sirva de incentivo pra os corruptos

O promotor de Justiça Roberto Turin também esteve no ato. O membro do Ministério Público Estadual (MPE) disse que apoia a punição para abuso de autoridade para magistrados e integrantes do MP, mas não da forma como foi votada pela Câmara.

“Infelizmente o Congresso Nacional não ouviu esse grito da população, de combate à corrupção. O que nós vimos foi a total desfiguração das 10 medidas. O MPE, o Judiciário e toda autoridade que se preze é contra eventuais abusos. Nós somos favoráveis, mas já tem legislação para isso”.

“O que não pode é o que aconteceu. Ser aprovada as medidas com pura retaliação, sem estudo, sem uma análise técnica, sem discussão com a sociedade e sem apoio da população”, criticou Turin.

Os manifestantes pediram ainda para que os senadores de Mato Grosso - Wellington Fagundes (PMDB), Cidinho Santos (PR) e José Medeiros (PSD) - diferente dos deputados, votem contra o texto aprovado na Câmara.

Nenhum comentário:

Fantastico trae

Fantastico trae
Fantastico trae para ti grandiosas ideas de bricolaje! 😉 Como reutilizar viejos neumaticos..! Te Encantaram

COMUNICADO

COMUNICADO
O site Abadia de Goiás Noticias esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. Achamos importante informar que qualquer matéria, texto, artigos ou comentários com exagero político e infrações à legislação são de inteira responsabilidade de seus autores.

Beka Santos

Beka Santos
Vendo blusas,vestidos, shorts. ...Garanta ja o seu para arrasar neste fim de ano!!!Tudo a partir de R$ 29,90. Interessados chamar no whats 62 98173-4572. Faço entrega na sua cidade!

Seja Digital fará entrega demais de mais de 260 mil kits gratuitos para a TV digital

Seja Digital fará entrega demais de mais de 260 mil kits gratuitos para a TV digital
O sinal analógico será desligado em outros 28 municípios do estado: Abadia de Goiás, Abadiânia, Alexânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Campo Limpo de Goiás, Caturaí, Goianápolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Itauçu, Leopoldo de Bulhões, Nerópolis, Nova Veneza, Ouro Verde de Goiás, Pirenópolis, Santa Bárbara de Goiás, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Teresópolis de Goiás e Trindade.

Minha Casa Minha Vida

Anonimo-da-Internet

Calúnia, difamação e injúria: os crimes contra a honra.

O Ministro da Agricultura Blairo Maggi faz piada com operação da PF

O Ministro da Agricultura Blairo Maggi faz piada com operação da PF
Estão prendendo todos os maridos que reataram o casamento este ano!!!!

Fortalecimento da agricultura familiar

Fortalecimento da agricultura familiar
Fortalecimento da agricultura familiar é debatido em reuniões